segunda-feira, 27 de outubro de 2008

O Rio sem Gabeira Prefeito, "Metade da Metade"




Hoje é segunda-feira, dia 27 de outubro de 2008. O Rio de Janeiro amanhece com novo prefeito eleito pelo povo, na verdade metade dos eleitores da cidade maravilhosa votaram em Eduardo Paes e a outra metade em Fernando Gabeira. "Experiência versos juventude". Votei em Gabeira porque penso que seria o melhor para o Rio nesse momento. Uma política de saúde e segurança publica decente para essa cidade tão carente de reformas, as vezes no meu ver radicais, de acordo com a honestidade, a moral e os bons costumes, coisas que andam esquecidas pela grande parte da população brasileira e/ou carioca.


Um homem que esteve exilado entre 1970 e 1979, voltando ao país com a Lei da Anistia, que é jornalista e escritor, defendeu o fim do Regime Militar e que após 1985, até hoje apoia a causa dos direitos das minorias e do meio ambiente. Hoje em dia com pessoas chegando as zonas eleitorais sem saber mesmo qual numero dos candidatos, isso eu presenciei, talvez seja o motivo de não pôr um jornalista, ativista e intelectual na prefeitura dessa cidade, temos os políticos que nosso analfabetismo político merece.


Eu tinha esperança que poderiamos ter como prefeito o homem que escreveu o livro, O Que é Isso Companheiro?, que fala sobre sua participação na luta armada contra a ditadura militar brasileira, que concorreu ao Prêmio Jabuti de Biografia e/ou Memorias em 1980 e foi transformado em filme pelo cineasta Bruno Barreto em 1997. Mas isso a "metade" de eleitores de Eduardo Paes nunca tenham ouvido falar, essa "grande maioria" não viu o filme e muito menos leu o livro.


Gabeira chamou o então Presidente da Câmara, Severino Cavalcante de "vergonha para o país", e ameaçou começar um movimento para derrubá-lo se ele continuasse a apoiar em nome do Congresso empresas que utilizam trabalho escravo. Também participou da CPI dos sangue sugas, em 2006, como um dos sub-relatores.
Filiando-se novamente ao PV, concorreu à reeleição, sendo o deputado federal mais votado do Rio de Janeiro em 2006. Mas volto a dizer que "metade" dos eleitores de Eduardo Paes, disso não tomaram conhecimento.


Penso que a população ainda não esteja preparada para ter um prefeito como Fernando Gabeira. Que fez uma campanha limpa, falando sempre na primeira pessoa do plural(Nós), que não é o linguajar habitual da maioria dos políticos. Gabeira tentou mostrar a população que o problema é de todos nós e que temos que entrar em campo pra jogar juntos. Chega de diferenças partidarias, vejo que muitas pessoas votam em partido e não em candidatos, prova que muita gente preferiu ficar em cima do muro. Eleitiores de partidos de "extrema esquerda" se esquivaram de participar anulando seus votos, preferem se anular e não participar da causa. Quando o povo vira as costas pra politica, está de costas para os problemas do seu bairro, da sua cidade, para os hospitais, para as escolas, praças e ruas.


Talvez esteja mais do que na hora de nos unirmos, para o bem de todos sem distinção, não se pode ignorar a metade da população dessa cidade que votou no que "perdeu", faço parte dessa "metade" e quero ser ouvido, quero cobrar um diálogo com a outra "metade", para que possamos juntos construir um Rio melhor, mais bonito, mais honesto...


Boa sorte ao povo do Rio, do Brasil e do Mundo sem Fernando Gabeira prefeito.


Eduardo Paes, tem uma metade de Rio que existe e que não votou em você, não se esqueça disso jamais...

2 comentários:

Kalie Cullen disse...

Querido Glad!!! Bem-vindo ao mundo blogal!! rs

Concordo com vc, tb votei no Gabeira..fiquei feliz de, mesmo com a derrota dele, sair na rua e ver gente com a camisa do pv, nunca tinha visto isso, sempre voto no pv. É um dos pouquíssimos partidos que tenho interesse.

Mas enfim, como falei pra galera, a vida continua e acho que ninguém do pv chegou tão longe como o Gabeira ESTÁ chegando.

Vamos em frente!!!

beijos!!

Unknown disse...

Olá querido primo!

Aqui infelizmente o meu candidato Flávio Dino não ganhou,mas chegou a 44%,infelizmente meus conterrâneos resolveram optar pelo atraso e incompetência de João Castelo,um cara que não conseguiu gerir nem suas próprias empresas,pois todas faliram e até hoje sofre processos trabalhistas por não ter pago seus funcionários e também deve milhões ao Banco do Nordeste,só posso pensar que meus caros conterrâneos ficaram com pena do velhinho e resolveram entregar-lhe a prefeitura para ele poder quitar suas dívidas e ainda sair com uma boa aposentadoria!e isso aí!é como dizem:cada povo tem o governante que merece!

"Agora vai,Agora vai,São Luis merece mais"...este era o refrão da música da campanha de Castelo que zoava em nossos ouvidos aqui 24hs...eu realmente ei de concordar que AGORA VAI,AGORA SÃO LUIS VAI DE VEZ...MAS PARA O BURACO!

Desejo sucesso para seu blog!

Beijão!